Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

"Agenda viva" a precisar de suporte de vida

O vereador Rui Correia lamentou que a oferta cultural apresentada na agenda viva (aplicação digital oficial do município) seja tão excentricamente reduzida. De forma nenhuma a oferta apresentada representa a quantidade de iniciativas que se realizam por todo o concelho das Caldas da Rainha. São demasiados os eventos que não chegam a ter qualquer visibilidade na agenda viva. Recorde-se que a presença no cityguide permite a imediata disponibilização de conteúdos noutros suportes (mupis digitais, autocarros TOMA, painéis digitais do terminal rodoviário). O benefício de ter uma agenda efectivamente viva é de todos os caldenses. Não é a primeira vez que nos reportamos a este tema, infelizmente, o que se lamenta.
Verifica-se também nesta agenda que nenhuma possibilidade existe de pesquisar informações referentes a 2016, erro elementar que foi garantido que seria imediatamente corrigido. Foi questionado sobre qual a metodologia em curso para fornecer dados para inclusão na agenda. Constata-se existirem ainda notórias dificuldades na implementação de um qualquer sistema que seja efectivamente funcional.
Procurando ultrapassar este impasse que pode tornar este instrumento tão relevante como deve ser, o vereador propôs que esta agenda digital passe a incluir outras festividades, nomeadamente as de carácter popular e associativo. Para tal devem as associações ter em seu poder um manual simples explicando os procedimentos, passo a passo, para poderem lançar as datas e informações de cada um dos seus eventos. A app passaria a ter apenas um serviço moderado por um funcionário e não a dele depender todo o noticiamento de eventos.
Importa referir que muitas das iniciativas que têm lugar na cidade nunca chegam a conhecer qualquer aparição na agenda. Importa, pois, criar uma metodologia simples para permitir que, ultrapassemos a mera informação fornecida por entidades culturais da cidade. O concelho inclui muitos eventos e entidades que estarão receptivas, estamos certos, a assumir a rotina de lançar as suas iniciativas e beneficiar da presença digital que a app municipal deve assegurar de forma automática.
Foi também sugerido que se abrisse uma nova secção com uma introdução bilingue à história das Caldas da Rainha. Neste âmbito seria também muito pertinente a inclusão de notas biográficas das mais importantes personagens históricas relacionadas com as Caldas da Rainha.
Existe uma evidente necessidade de enquadrar notas temáticas parcelares (rotas e percursos) numa narrativa coerente que integre a multiplicidade de informações culturais sobre o concelho, de outro modo dispersas e desligadas de uma visão totalizadora do percurso histórico da nossa comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário