Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

VMER inoperacional é funcionalmente inaceitável

Os vereadores do Partido Socialista apresentaram a seguinte comunicação:

"Fomos confrontados com o caso noticiado pelo Diário de Noticias e outros órgãos de comunicação social, segundo o qual a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade das Caldas da Rainha esteve inoperacional no passado dia 28 Abril das 08:00H às 10:00H, por falta de elemento médico.

Tal facto impossibilitou a constituição da Equipa de Profissionais de Saúde habilitados à ativação do veículo da VMER para prestação de Cuidados de Emergência.

De acordo com o recente Despacho do Ministério da Saúde, este determina que os diretores dos serviços de urgência passam a ser, entre outras obrigações, os responsáveis por manterem, com conhecimento do INEM, uma lista com o pessoal apto para tripular Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, pelas escalas de serviço (que devem indicar substitutos em caso de falta), e por garantirem a "operacionalidade permanente do meio".
 
Em comunicado, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste confirmou a inoperacionalidade da VMER, por um período de 2 Horas.

O facto de, no mesmo ser referido que a operacionalidade da viatura de emergência ter sido avaliada em 97% do seu tempo, não acalma a nossa indignação face à passividade das Autoridades competentes, nomeadamente do INEM, no apuramento da responsabilização pela sua paragem e impossibilidade de prestar Cuidados de Emergência seja qual for o tempo em que tal se verifique.
Depois de vários cortes sem critério útil para as populações, sempre para além da troika, esmoreceu a ilusão da sustentabilidade do SNS.

A drástica redução da despesa teve como consequência óbvia a diminuição da qualidade dos serviços, aumento do défice e mais dívida, apesar de tanto milhão expurgado do sistema, sem que se tenha dado um passo real no sentido da reforma do sistema de financiamento. 
O PS continuará a lutar por uma mudança efetiva de políticas de saúde, sob pena de ser tarde demais para salvar o que resta do atual SNS.

É com enorme pesar que o Partido Socialista emite este comunicado, apresentando as nossas sinceras condolências aos familiares."

Sem comentários:

Enviar um comentário