Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Governo quer fechar mais escolas caldenses e agora também jardins de infância

Tendo em conta a proposta de encerramento da EB de Salir do Porto, Peso, Santa Susana, Vidais, Lagoa Parceira e, pela primeira vez, jardins de infância da Santa Susana, Lagoa Parceira e Rabaceira, o vereador Rui Correia manifestou a sua oposição a esta extensão do processo de encerramento de escolas, através da ampliação do número mínimo de alunos autorizados por estabelecimento escolar e que implica mais encerramento de equipamentos escolares com vista a uma tentativa de economia de escala que, contudo, se encontra por documentar.

De facto, mesmo considerando o prejuízo efectivo na afirmação das identidades locais - aspecto que não pode ser minimizado, mesmo em época de prioridade financista - verificamos que não existe nenhuma documentação que prove a benignidade desta reforma cujo único fundamento visível parece resumir-se a fechar escolas. Conhecemos, isso sim, no concreto, que a população sente como traumático o desaparecimento das suas escolas de primeiro ciclo, referências históricas, comunitárias e atractivas de novas famílias jovens.

Esta reforma, que teve o seu início em governos anteriores, vem revelando como consequência uma redução da atratividade das localidades, nomeadamente as do interior rural. Esse factor, associado a um inédito crescimento do desemprego e da emigração, somado ainda à ausência de dados estatísticos quanto a melhorias visíveis no desempenho escolar dos alunos entretanto deslocados, revela necessário que todos os caldenses se manifestem pela reversão e, entretanto, a firme renitência em aceitar mais encerramentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário