Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Reduzir custos com a iluminação pública: um desiderato de contemporaneidade



Desde o início do mandato de 2009, os vereadores do partido socialista têm entendido a modernização tecnológica e ecológica da iluminação pública como um dos maiores problemas, inclusivamente financeiros, desta autarquia. Reiterou consistentemente esta sua preocupação em Novembro de 2009, em Novembro de 2011, em Outubro de 2012 e Novembro de 2012, apenas para referir os depoimentos que expressamente foram redigidos reportando este assunto.

Na sequência da disponibilidade dos vereadores em contribuir para a solução do problema, apresentaram mesmo propostas concretas para acabar de vez com uma situação insustentável e anómala pela qual a câmara das Caldas da Rainha não dispunha de nenhuma rotina de monitorização de gastos com a iluminação pública. Nessa sequência, conseguiu-se mesmo impedir que fosse executado um vultuoso pagamento à edp que notoriamente apresentava valores injustificados. Na sequência dessa análise, o município renegociou com aquela empresa, conseguindo-se dessa forma dois importantes desfechos: acesso aos instrumentos de contabilização de gastos públicos de luz e uma redução substantiva da renda mensal nestes gastos, graças a esses estudos, propostas e iniciativas dos vereadores do partido socialista.
Adicionalmente, já durante este mandato, por diversas vezes, se tem referido a necessidade de estabelecer com os fornecedores de material eléctrico a garantia de continuidade de equipamentos de substituição, de forma a impedir a coexistência, por vezes na mesma rua, de diferentes modelos de postes e luminárias.
Revela-se portanto fundamental contemplar esta questão como uma que importa abordar de forma objectiva e operativa, nomeadamente através da contratação de uma assessoria que produza resultados concretos que permitam fazer baixar os custos da electricidade ao erário público. Somos favoráveis a todos os investimentos que reconhecidamente contribuam para, a curto e médio prazo, reduzir custos ao orçamento municipal. Consideramos que esta análise deve ser executada por quem disponha de objectivo conhecimento da realidade concelhia quanto a esta matéria, por tudo quanto tem de envolvente.
Os vereadores do partido socialista, em coerência com o que vêm deixando em acta desde 2009, favorecem qualquer iniciativa que contemple esta preocupação, dessa forma contribuindo para a criação de um contexto favorável à implementação de soluções contemporâneas e ecológicas de iluminação pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário