Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Roubar à mata terreno para um muro

O Vereador Jorge Sobral apresentou o seguinte texto, relativamente ao muro da Rua Maria Ernestina Martins Pereira, que delimita a Mata Rainha D. Leonor:

“Foi com perplexidade que tomamos conhecimento que em reunião da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, estava no pensamento dos seus dirigentes autárquicos, a possibilidade de reconstrução do muro que delimita a Mata, na Rua Ernestina Pereira, recuando-o para alargar a referida rua. Ao longo destes anos, sempre se reclamou do Estado (Ministério da Saúde), a reparação do muro em causa pela perigosidade que apresenta em alguns metros, pois está demasiado inclinado para a estrada, provocado por árvores e raízes. Nunca ao longo destes anos fomos ouvidos.
Com o assumir da responsabilidade da Câmara de todo este património, mais que uma vez se chamou a atenção para a possibilidade do desmoronamento de parte do referido muro, colocando em perigo a vida de pessoas e bens. Não somos alheios ao facto de diariamente ali passarem muitos veículos, que transportam crianças e jovens que fazem desporto nos campos ali existentes. Os jovens são cerca de trezentos.

Quando em câmara se discutiu pela última vez este assunto, e o Presidente ligou à reparação do muro o alargamento da estrada. De imediato declarámos que tal só podia ser feito, negociando com o proprietário do terreno do outro lado da estrada. Ficou decidido que se iriam tomar medidas necessárias para as conversações com o proprietário.

Nunca passou pela cabeça dos vereadores do PS, que esse alargamento pudesse ser feito, como agora é surpreendentemente apresentado em reunião de Assembleia de Freguesia da Junta. A Câmara Municipal, encomendou um estudo ao Instituto Superior de Agronomia, que é público, sobre a situação Fitossanitária das árvores existentes, e avaliação do risco de ruptura das mesmas, no Parque D. Carlos I. Nada foi avaliado, relativamente à situação da Mata Rainha D. Leonor. A surpresa aumenta quando agora se apresenta um número de setenta árvores para abate, caso avance o recuo do muro de alguns metros para dentro da Mata, com a finalidade de alargar a estrada.

Ao lermos a imprensa regional e nacional, a nossa preocupação aumenta pois não vimos do Presidente da Câmara a firmeza que se exige, que seria o desmentir de imediato tal intenção. Citando o Jornal Correio da manha, “O presidente da câmara, Tinta Ferreira, garantiu que se for para retirar arvores terá de haver autorização de um organismo estatal” Isso todos o sabemos. O que se esperava era que dissipasse qualquer dúvida a estas intenções apresentadas pelos responsáveis do PSD na Junta de Freguesia. Os Vereadores do Partido Socialista, reafirmam que não aceitarão qualquer tentativa de alargamento da Rua Ernestina Pereira, à custa do espaço Mata Rainha D. Leonor.”

Sem comentários:

Enviar um comentário