Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mário Soares, uma vida nossa

O município das Caldas da Rainha vem publicamente significar o seu mais fundo pesar pelo falecimento de Mário Soares. As suas antigas e intensas relações com este concelho, nomeadamente com a freguesia da Foz do Arelho, são de todos conhecidas e constituir-se-iam em páginas inesquecíveis da própria história do concelho. Desde a frequência sazonal da família nesta freguesia nos anos 30, à presença da estância de férias neste local para os alunos do Colégio Moderno durante as décadas de 40 e 50 do século XX, a figura de Mário Soares e sua família estarão sempre marcadamente associadas ao concelho das Caldas da Rainha. Ainda mais porque a presença de Mário Soares nas Caldas da Rainha ocorre muito em função do sacrifício por vezes derradeiro que era exigido a todas as famílias com um histórico de luta contra o regime anti-democrático de Oliveira Salazar.

Em resultado da revolução de 28 de Maio de 1926, João Soares, pai do ex-presidente, haveria de confiar a uma família amiga caldense, o acolhimento do seu filho, então uma criança de cinco anos, durante a sua deportação pela PIDE para os Açores em resultado da sua acção cívica e política. Entre outros, este episódio dramático criaria cimentadas relações familiares com a família Freitas e que Mário Soares sempre fez questão de recordar. Manifestou, de resto, uma constante disponibilidade para vir às Caldas da Rainha sempre que se proporcionava uma circunstância propícia a recordar a sua ancestral estima pela cidade e pelos caldenses. Afirmaria, em 2011, numa homenagem do município a António Maldonado Freitas, "As Caldas da Rainha e a família Freitas estão sempre unidas no meu espírito".

O município das Caldas da Rainha endereça as mais pungidas condolências à família de Mário Soares, pelo amor que sempre testemunhou pela nossa terra. Recordamos o cidadão combativo e perseguido, vencedor e vencido, homem de acção e pensamento convictos, controverso e fulgente, culto e afectuoso que faz parte, de uma forma ou de outra, do grande livro da vida de todos os portugueses. Nesse sentido, impõe-se-nos o penhor de gratidão da sua passagem pela nossa própria vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário