Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

terça-feira, 26 de abril de 2016

Habitação jovem é programa-fantasma

Na sequência de um loteamento de terreno para habitação jovem na freguesia do Carvalhal Benfeito, os vereadores do partido socialista manifestaram a sua perplexidade por se insistir num programa municipal, exactamente com os mesmos moldes de atractibilidade de outros projectos em curso no concelho que redundaram num falhanço absoluto.

Consideramos que, não obstante a meritória intenção de atrair casais jovens a freguesias com uma população que se pretende crescentemente rejuvenescida, a realidade demonstra que são notoriamente insuficientes os actuais incentivos à radicação de jovens casais nestes loteamentos.

Neste sentido, consideramos que, ou se amplia substantivamente as vantagens que resultam da escolha destes terrenos, nomeadamente em sede de IMI e taxas de licenciamento ou de nada adianta perseverar numa estratégia que não tem gerado quaisquer resultados concretos e que não atrai ninguém para lado nenhum.

Já antes alertámos para a tardia e inadequada resposta que o município desenvolveu para a habitação jovem e a sua compatibilização com o desenvolvimento económico das freguesias.

Consideramos que se verifica, um pouco por todo o concelho, como já antes afirmámos, uma crescente descaracterização dos "centros urbanos" das freguesias com prédios devolutos e, muitos deles, em risco de ruir.

Defendemos que, não havendo possibilidade de criar condições realmente consistentes para a existência de projectos de habitação jovem no município das Caldas da Rainha, faz sentido extinguir de vez este programa-fantasma e apostar num programa de regeneração que contrarie este fenómeno de decrepitude urbanística, factor poderoso de repulsão demográfica para estes centros populacionais e a que devemos opor-nos com determinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário