Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Ferreira da Silva, perder o sonho

Os vereadores do Partido Socialista significam o seu mais fundo pesar pelo falecimento do Mestre Ferreira da Silva. Os poetas ensinaram-nos que não se deve tentar falar muito de quem se ama. Podemos tentar, mas não se consegue. Ferreira da Silva não está entre nós. Perdemos um dos talentos mais laboriosos da arte cerâmica portuguesa. Estamos compenetrados de que a sua obra continuará tão imortal como a sua memória. A falta que nos faz é, também o sabemos, perpétua. O Homem e a Obra são, de resto, objecto de todos os merecidos encómios por parte dos mais plurais sectores da arte portuguesa.

Mas há muito mais. Tanto quanto a sua obra, o seu labor, sendo hoje em dia virtude tão desvalorizada, constitui um legado superlativo do mestre Ferreira da Silva. A desmesurada energia que conferia a cada projecto, fosse na sua concepção, fosse na sua execução, indiferente aos elementos, mas sobretudo indiferente à indiferença, representa um valor cívico que nos deve ser presente. Trabalhar. Fazer as coisas com aquela madureza que cresce do pensamento, a desenvoltura da oficina, o calejo da mestria. E nisto era Ferreira da Silva um mentor para toda a comunidade artística e cívica. Um imoderado homem de trabalho.

Mas ainda não é só isto. A trave mestra da sua memória radica na sua prodigalidade onírica. É o que mais nos faltará. A sua utopia. É o desaparecimento da sua aptidão única de sonhar que mais sentiremos. Esse contágio envolveu-nos, pontual, sempre disponível. Um contágio que, quase sempre, nos estarrecia pela incomensurabilidade que é, afinal, a medida exacta, técnica, com que se esculpe o sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário