Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A tempo e horas. Um agradecimento pessoal.

Caros amigos.

Foi com enorme sentido de responsabilidade que, em Outubro de 2009, assumi o cargo de vereador, na sequência do gentil convite que o partido socialista das Caldas da Rainha me endereçara. Durante esses anos foi inspirador conhecer tantos caldenses, concidadãos, autarcas, pessoas de todas as condições sociais e de todas as inspirações políticas, que todos os dias travam as suas lutas para tornar esta terra, a terra dos meus filhos, um lugar melhor para se viver.

Foi em sua homenagem que aceitei, em 2013, o desafio maior de ser candidato pelo mesmo partido socialista a presidente da câmara nas Caldas da Rainha. Tratou-se de um processo de que guardo as melhores recordações, liderando uma campanha eleitoral exemplar, pelo ambiente, pela alegria, pela cumplicidade, mas não menos pela elevação do debate político, que me fez criar estáveis e genuínas amizades com os meus adversários políticos que aprendi a estimar, apesar das notáveis divergências que nos distinguem.

Foi uma campanha muito bonita, travada numa época muito difícil, em pleno fogo cerrado a um governo socialista que acabaria por cair de forma tão extraordinária. Foi justamente no momento mais crítico dessa contestação nacional que dei a cara e o peito pelo ideário socialista que a minha família sempre acompanhou. Nunca me arrependi de o ter feito. O partido socialista das Caldas da Rainha tem revelado ao longo dos anos ser um espaço de debate político franco, onde as muitas divergências internas são por vezes excessivas e nada pragmáticas, mas onde a troca de ideias é respeitada e mesmo estimulada. Como professor que sou, na minha essência, todo o local onde a uniformidade se combate e onde se estimula a diversidade de opiniões é o local onde me sinto bem. E a verdade é que o partido socialista sempre respeitou a absoluta independência da minha candidatura e nunca, por nunca ser, questionou as minhas posições individuais. Bem pelo contrário, sempre manifestou o seu apoio franco e nunca me regateou aquele aplauso de que todos, por vezes, precisamos. Todos precisamos de partidos políticos assim.

A cerca de dois anos das eleições autárquicas anuncio agora a minha decisão de afastar-me da vida política local. Cumprirei o mandato até ao fim e depois sairei. Faço-o por duas razões primordiais.

Primeiro, porque recuso alimentar rumores ou expectativas sobre este assunto. Faço-o e anuncio-o neste momento porque conheço muito bem o que significa preparar um processo eleitoral.

Em segundo lugar, faço-o por imperativo democrático. Deploro aqueles políticos que se mantêm muito tempo ocupando cargos públicos e não conseguem viver sem essa espécie de pole position a que julgam ter direito natural. Acredito sinceramente, e tenho-o dito sempre, que isso faz-lhes mal. E se há terra onde isso é público e por vezes mesmo patético é as Caldas da Rainha. Precisamos sempre de outras cabeças e de outras sentenças.

Agradeço a todos quantos me têm demonstrado a sua afeição pela minha campanha por um concelho das Caldas da Rainha mais bonito, justo, próspero e progressista do que aquele que encontrei em 2009.

Um candidato a presidente desta república, ainda por cima bem sucedido, escarnecia recentemente de um professor sugerindo que uma vida dedicada ao ensino é, para usar as suas palavras, “um passado de vazio”.
“Vazio” é um mundo que ofende assim os seus professores.
Sendo essa a vida de “vazio“ aquela que escolhi desde os meus doze anitos, é aí, tentando tornar os nossos jovens melhores, mais exigentes, cultos, solidários e gentis, preenchendo os seus vazios, é aí, nessa frente imensa e humana, que continuarei o meu combate por uma terra melhor.

Bem hajam
Rui Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário