Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Assinatura dos autos de cedência do património termal, ou "O ultimatum dos pavões"

O dia 2 de Dezembro de 2015 fica na história das Caldas da Rainha por ter sido assinado o acordo de cedência do património termal para as mãos do município. Não é por ser um dia de pesar que não estive presente na cerimónia. Oportunas e doridas razões de saúde obrigaram a que tivesse de permanecer em casa. Mas não quero deixar de recordar que esta passagem de testemunho patrimonial não corresponde a nenhuma política ou estratégia do município. Trata-se tão só de um acto de extorsão institucional. Ou o município cuida destes bens ou o Estado vota-os a um desprezo orçamental completo.

Repugna-me que o governo psd/cds tenha entendido o termalismo - e ainda para mais, o termalismo caldense - como coisa de ricos. Escutar um ministro da saúde a desdenhar dos pavilhões de caça e do dinheiro que se gastaria a alimentar os pavões do parque é algo que ultrapassa os limites da idoneidade elementar que se exige a um governante minimamente informado sobre as decisões que lhe cumpre tomar.

Encostados entre a espada e a parede, os Caldenses foram forçados a aceitar um acordo desequilibrado, (inicialmente previra-se que o Estado compensasse o município por assumir encargos tão nóveis e acaba o acordo por obrigar que seja o município a compensar o Estado), um acordo que despreza a unicidade do património (a 'therapeutical landscape' que a comissão científica da EHTTA ainda esta semana nos veio recordar que protegêssemos) e um acordo que é subscrito à pressa sem querer esperar para, no mínimo, saber qual a orientação que o novo governo socialista reserva para o termalismo na nossa terra.

Nenhum autarca pode estar disponível para ver destruir lentamente o seu património e, se ninguém lhe acode, fá-lo-ão os caldenses.

Mas que, para além da data de hoje, fique também para a história a memória distinta e futura de um governo psd/cds que fechou definitiva e injustamente um hospital com 500 anos de história e que votou ao abandono não apenas a matriz da identidade das Caldas da Rainha mas sobretudo a decência institucional de ser capaz, que é aquilo que se pede aos que governam.

É um dia de pesar, porque representa uma resignação assinada de um desinvestimento inédito no termalismo para os mais necessitados e constitui esta cerimónia o doloroso cumprimento de uma obrigação duríssima que nos foi imposta por uma troika ministerial que laboriosamente urdiu este golpe contra as Caldas da Rainha: ministério da saúde, ministério da economia e o ministério das finanças.

Ver Caldenses a subscrever um ultimatum humilhante como este, é algo que, no mínimo, devia ter dispensado toda e qualquer cerimónia.

O vereador
Rui Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário