Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Hospital das Caldas com elevadores de risco

A situação relativa aos diferentes elevadores na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) é desde há muito preocupante, tendo-se agravado significativamente desde Maio/Junho passados.

Ao abrir a porta do elevador no piso pretendido, verifica-se a existência de desníveis significativos face ao nível do piso, sendo que este pode ser superior ou inferior ao nível do chão do edifício.
Tal facto, origina graves dificuldades no transporte de doentes, de materiais, de profissionais e utentes, sendo intolerável que doentes no pós-operatório imediato, que, saídos do piso do Bloco Operatório e transferidos para os diferentes serviços de internamento instalados em pisos distintos, tenham de ter as suas camas levantadas em peso pelos profissionais de saúde, devido ao desnível verificado, de acordo com as fotografias em anexo.

Tal situação, que se arrasta no tempo, tem graves consequências na saúde dos profissionais - enfermeiros, assistentes operacionais e outros, que tem de fazer esforços físicos significativos para puderem transportar doentes e materiais com o mínimo de segurança, e, em consequência sentem já problemas físicos diversos.

Também já se verificaram quedas de cidadãos no período de visitas a doentes internados, de diferentes profissionais do CHO ou em prestação de serviço como o caso de trabalhadores do serviço de alimentação.

Deste, verificou-se a queda de uma copeira com o respectivo carro de transporte de alimentação, tendo inclusive recebido assistência clínica e ficado de atestado médico.
O Despacho 3625/2015 de 07 Maio, obriga à existência de um Plano para a segurança dos doentes 2015-2020.

O Plano de acção do CHO para 2015 define como nos seus objectivos estratégicos, centre outros, a “Prevenção de ocorrência de quedas “, e “Alargar e manter uma cultura de segurança”, o que torna de veras caricata esta situação por si só reveladora da inconsistência entre os Planos e a Realidade.
De acordo com os serviços de assistência dos equipamentos, estes precisam desde à muito de substituição de peças e de manutenção regular, a fim de puderem garantir a qualidade e segurança obrigatória à operacionalidade destes equipamentos.

Algumas destas peças não existem no País, tendo de ser encomendadas e posteriormente colocadas.
Esta situação urge ser rápida e definitivamente solucionada, a bem da segurança dos cidadãos que trabalham ou se deslocam a esta Unidade Hospitalar, cumprindo assim o objectivo manifestado no Relatório final elaborado pelo Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, nomeado em Agosto 2011, ou seja, Os cidadãos no Centro do Sistema, Os profissionais no Centro da Mudança.

Pelo exposto, solicita-se a rápida intervenção desta Camara como o garante do bem-estar e segurança dos cidadãos que recorrem aquela Instituição que presta Cuidados de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário