Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rejuvenescer o cartão municipal do idoso

Considerando que se verifica entre a população caldense um notório desinteresse pelo cartão municipal do idoso, instrumento que, de forma evidente, deveria proporcionar maior proveito do que aquele que com ele se obtém nas Caldas da Rainha, os vereadores do Partido Socialista propuseram que fosse ampliado o leque de vantagens aos possuidores deste cartão.

Para além da isenção de pagamento de entradas a actividades culturais, recreativas e desportivas em eventos de organização municipal, redução de preços em entradas no CCC, piscinas municipais e transportes TOMA, redução de tarifas de ramal e facturas dos serviços municipalizados, cumpriria que este cartão incluísse uma comparticipação de um mínimo de 25% na parte que cabe ao utente, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados do Serviço Nacional de Saúde, à semelhança do que já ocorre em muitos outros concelhos, onde essa comparticipação chega a atingir os 50%.
Da mesma forma, cumpriria que fossem diversificados os protocolos de descontos com empresas que fornecem serviços que são reconhecidamente de interesse para esta faixa etária. Encontram-se nesta tipologia serviços de audiopróteses, condomínios, centros de dia e lares, serviços medico-dentários, psicologia, geriatria, fisioterapia, ginásios, entre outros.

Num momento em que as pensões e as reformas dos cidadãos idosos sofrem reduções consideráveis, as autarquias têm possibilidades de amenizar estas dificuldades, nem que seja de forma temporária, sem que esse auxílio onere insuportavelmente o orçamento camarário.

De igual forma, estes protocolos podem fazer convergir para o comércio local benefícios vários pelo que seria conveniente estabelecer uma parceria privilegiada com a Associação comercial, ACCRO, para estender na medida do possível a utilidade e os ganhos na subscrição e utilização de um cartão que neste momento conhece reduzida popularidade entre os caldenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário