Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Canil / Gatil mais uma vez chutado para as calendas

Os vereadores do partido socialista questionaram o executivo, em Outubro de 2011, acerca das suas reais intenções acerca da necessidade imperiosa de acabar com a situação de ilegalidade em que se encontram os serviços veterinários prestados a cães e gatos.
Não apenas se continua a perpetuar o carácter decadente e provisório das boxes como se continuam a ignorar que são prestados serviços veterinários muito próximo de zonas residenciais, em clara oposição ao que a lei prevê. Nessa altura, ficou garantida a disposição firme de acabar com este estado de coisas. Como se esperaria, passados dois anos, desta disposição nada resultou de concreto.
Neste sentido, os vereadores do partido socialista consideram que se torna imperativo cabimentar verba realista no próximo orçamento para a construção de um canil e gatil municipais. Reafirmamos que o problema não se resolve apenas com a edificação de estruturas materiais. Importa que se opere uma reestruturação de rotinas e de pessoal para que os serviços de recolha, vacinação, identificação electrónica, cremação, prevenção de abandono (caça e férias) e outros possam ser desempenhados com a qualidade indispensável.
Há que recordar que a qualidade de uma comunidade também se mede pelo cuidado que presta aos seus animais. Existem na cidade algumas estruturas de voluntariado que não podem ser vistas senão como vantagens adicionais a serviços camarários, legal e tecnicamente estabelecidos, cientificamente idóneos e materialmente capazes. Recorde-se também que a criação de cães e gatos constitui um importante eixo do mercado paralelo que muitas vezes opera em condições de atropelo à lei, facto que cumpre combater com persistência. Importa referir ainda que o município tem apoiado numerosas iniciativas ligadas à canicultura que vêm obtendo algum sucesso, pelo que cumpre criar as condições necessárias ao apoio a estes eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário