Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Contra a precariedade laboral no CHO

O Vereador Jorge Sobral apresentou o seguinte texto relativamente ao CHO – Centro Hospitalar do Oeste: “É com preocupação que assistimos ao desenrolar da situação dos trabalhadores do CHO subcontratados, que viram o pagamento do seu salário do mês de Agosto pago já Setembro dentro. Num universo de cerca de mil trabalhadores no Hospital das Caldas da Rainha, a existência de mais de 100 contratados a uma empresa de trabalho temporário, é confrangedor pois trata-se de trabalhadores que estão nesta situação há vários anos. Alguns há mais de 10 anos.

Se estes lugares ocupados por estes trabalhadores são necessários e imprescindíveis, não se pode aceitar que se prolongue por mais tempo esta situação contratual. A precaridade permanente não dá ao trabalhador a paz de espírito para com serenidade realizar as suas tarefas profissionais. Estamos a falar de enfermeiros, auxiliares de acção médica, técnicos de diagnóstico e administrativos. Este sentir do cutelo permanentemente sobre as suas cabeças, transmite ansiedade, desconformidade laboral com os seus colegas do quadro, retira-lhes qualidade de vida, oportunidades de carreira e diferenciação na jornada de trabalho. Todo este mal-estar acaba forçosamente por recair nos utentes do Hospital, ainda que se esforcem para que tal não seja perceptível.

É urgente que o CHO, de uma vez por todas, abra a possibilidade de estes postos de trabalho necessários, sejam ocupados por trabalhadores com a categoria de funcionários públicos, acabando de vez com esta discriminação tão prejudicial para quem ali trabalha. É urgente reclamar do Ministério da Saúde, que esta unidade hospitalar seja qualificada para poder contratar directamente os trabalhadores que necessita.


É compreensível que este tipo de contratação possa ser realizada pontualmente, em momentos especiais de grande afluxo de utentes, em situação de ruptura por razões de férias ou baixas médicas. O que não se compreende é que seja a prática.” A Câmara tomou conhecimento, manifestou a sua preocupação face à matéria relatada e deliberou remeter a presente deliberação ao Ministério da Saúde e ao Conselho de Administração do CHO – Centro Hospitalar do Oeste. A presente deliberação foi tomada por unanimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário